Compete a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo: estimular a atividade cultural; promover a gestão, preservação e dovilgação de documentos públicos e de valor artístico; modernizar o sistema de Biblioteca Pública Municipal, visando proporcionar amplo acesso a informação cultural e a disseminação do hábito de leitura; realizar a promoção do esporte de rendimento, de comunidades, sócio-educacional e o lazer no município; apoiar e acompanhar entidades públicas e privadas de esportes e lazer; implementar a política de Turismo no Município; coordenar a execução das atrividades afins de cultura, esporte, lazer e turismo.

Secretária: Adair Liberatto Delfino

Graduada em Letras pela Faculdade de Ciência Humanas do Vale do Piranga, Ponte Nova e em Artes Cênicas – Bacharel em Direção Teatral – Universidade Federal de Ouro Preto. Possui especialização em Produção e Crítica Cultural – Instituto de Educação Continuada – PUC Minas e em Projetos Culturais e Carreiras Artísticas – Fundação Clóvis Salgado.

Como Secretária de Cultura de Rio Doce conseguiu através do Edital Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura/Secretaria do Áudio Visual a aprovação do projeto para a implantação de uma sala de exibição de filmes – Espaço Encine, no município.  Conseguiu também através do edital de modernização das bibliotecas públicas municipais do Ministério da Cultura/Fundação nacional da Biblioteca, aprovar o projeto de modernização da Biblioteca Municipal Francisca Pinheiro Martins, conseguindo 1000 exemplares de livros, estantes, mesas, cadeiras, pufs e a implantação de um telecentro no interior da biblioteca.

Participando do edital 2012, do Fundo Estadual de Cultura conseguiu a aprovação do projeto de reforma e adequação da Estação Ferroviária de Rio Doce que abrigará o Centro Cultural do Município. As obras terão início em 2013.

email: s.cultura@riodoce.mg.gov.br

Departamentos e coordenações vinculados à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo

Chefe do Departamento de Esporte: Ricardo Matias

Email: esporte@riodoce.mg.gov.br