Prefeitura decreta situação de emergência devido ao Coronavírus

A Prefeitura de Rio Doce decretou situação de emergência em saúde pública, em razão da disseminação do novo Coronavírus (COVID-19). O Decreto 1848 de 17 de março de 2020 assinado pelo prefeito Silvério da Luz dispõe sobre as ações que Administração Municipal realizará para prevenção, controle e atendimento relacionado a doença.

Para acompanhar, monitorar e executar as ações foi criado um Comitê Extraordinário coordenado pelo Secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Leite, e composto por membros das Secretarias de Saúde, Governo, Educação, Assistência Social e Habitação, Assessoria Jurídica e Coordenadoria Municipal de Segurança Pública, Proteção e Defesa Civil.

No enfretamento emergencial ficam suspensos pelo período de 18 a 31 de março, as  aulas da Rede Municipal de Ensino, programas e atividades CRAS e dos programas de lazer, esporte, cultura, turismo, bem como eventos que acarretem aglomeração de pessoas; atendimentos de grupos da Secretaria de Saúde voltados para atividades físicas voltado para o público da terceira idade e grupos operativos voltados para os pacientes que apresentam doenças crônicas; estágios curriculares e extracurriculares executados pela Administração Municipal.

Definiu ainda que os Servidores municipais com idade acima de 60 anos, ou os que possuem doenças respiratória crônicas, executem suas atividades via “home office” (trabalho em casa).

A iniciativa privada fica recomendado a suspensão de atividades que acarretem aglomeração de pessoas, sem prejuízo de reavaliação dos alvarás expedidos, no que se refere a não autorização de eventos envolvendo aglomeração ou eventuais suspensões dos alvarás concedidos.

A Secretaria Municipal de Saúde trabalha com um protocolo de orientação e fluxograma de atendimento à população e informa que qualquer sintoma da doença o paciente deverá procurar imediatamente as unidades de saúde do município. Mais informações pelos telefones: 3883-5369/ 983031731 (Unidade José Real) e 3883-5414/ 38835288 (UBS Marieta Lobo).

Decreto 1848