Conferência Regional discute políticas na Promoção da Igualdade Racial

Dezenas de pessoas lotaram o Centro Comunitário Madalena Martins Lima (Espaço Múltiplo Uso), na sexta-feira (28/7), durante a IV Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial. O Encontro promovido pela Prefeitura de Rio Doce, contou com a participação de representantes das cidades de Acaiaca, Barra Longa, São Miguel do Anta, Dom Silvério, Urucânia, Matipó, Alvinópolis, Santa Cruz do Escalvado , Ponte Nova e Oratórios.

Com o tema "O Brasil na Década do Afrodescendente: Minas Gerais promovendo a Igualdade Racial - Por Nenhum Direito a Menos”, a Conferência objetivou avaliar e discutir políticas públicas, ações e projetos que venham garantir a igualdade racial e o combate ao racismo institucional.

O evento teve uma ampla programação de apresentações, palestras e debates com eixos temáticos determinados, conduzidos por profissionais, professores, servidores municipais e representantes de entidades. A jornalista da rede Globo Minas, Aline Aguiar foi uma das convidadas e abordou dois eixos importantes: “Mulher, Feminismo, Participação Social e Espaços de Poder Racismo e Mídia, Democratização dos meios de Comunicação”. A programação contou também com a participação da Corporação Musical Santo Antônio, executando o Hino Nacional e de Rio Doce, apresentação dos Grupos Afro Ganga Zumba e Herdeiros do Banzo (Ponte Nova), e de Dança Afro com a servidora municipal Janaína Santos, aulas de Zumba e Feira de Artesanato em Ferro.

Ao final, foram realizados trabalhos em grupos, aprovação de propostas e eleição dos delegados que representarão a região na Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada em Belo Horizonte.

Foto: A jornalista da Rede Globo Minas, Aline Aguiar durante a sua apresentação.