Comitiva riodocense debate impactos financeiros com o Governo do Estado

O prefeito de Rio Doce, Silvério da Luz e o Secretário Municipal de Governo, Antônio Emílio de Freitas Santos participaram, no inicio do mês de Julho, em Belo Horizonte, no Palácio da Liberdade, de uma importante reunião com o Governador Fernando Pimentel e Secretários Estaduais do Governo de Minas Gerais. O encontro contou também com a presença do Deputado Estadual Durval Ângelo (PT).

Entre os assuntos abordados, a queda drástica na receita do município com a paralisação das atividades da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves (Candonga), e a participação do Governo de Minas Gerais no CIF (Comitê Interfederativo), que debate as ações de reparação nos municípios referente ao rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana.

Durante a reunião, Silvério informou que a partir de 2018, Rio Doce sofrerá uma queda anual de 76% na arrecadação do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), devido à interrupção das atividades da Usina de Candonga, ocasionada pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana. Isso significa um grande impacto financeiro no município comprometendo 22% do orçamento anual da Administração Municipal.

“Solicitamos apoio do Governo do Estado na resolução desta importante demanda. Temos que encontrar formas e caminhos para que o município não fique prejudicado com esta acentuada queda no orçamento. Já estamos trabalhando com economia e responsabilidade objetivando manter todos os serviços essenciais oferecidos à população, ressaltou o prefeito de Rio Doce”, Silvério da Luz.

Foto: Antônio Emílio, Pedro Leitão (Secretário de Estado de Agricultura), Carlos Murta (Secretário de Estado das Cidades), Silvério da Luz, Fernando Pimentel, Durval Ângelo, Helvécio Magalhães (Secretário de Estado de Planejamento e Gestão), Francisco Eduardo (Secretário Adjunto de Estado de Governo), e Germano Vieira (Secretário Adjunto de Estado de Meio Ambiente).