Saúde: Crianças de 4 a 6 anos devem tomar reforço da vacina contra a Varicela

A Prefeitura de Rio Doce, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulga, mudança no calendário de Vacinação. A partir de agora, a vacina contra a Varicela, será disponibilizada em sua segunda dose para crianças de 4 a 6 anos de idade (até 6 anos, 11 meses e 29 dias). A primeira dose é ofertada aos 15 meses com a vacina tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

A varicela é uma doença exantemática, ou seja, que apresenta lesões avermelhadas na pele. Ela é uma enfermidade viral aguda e de fácil contágio (vias aéreas), apresentando, normalmente, febre moderada. A imunidade é permanente após o primeiro contágio. Com mais esse reforço vacinal, objetiva-se evitar surtos principalmente em ambientes escolares.

Para receber a dose da vacina, a criança deve ser levada até a Unidade Básica de Saúde Marieta Lobo Pereira, de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h. É necessário a apresentação do cartão de vacinação. De acordo com a coordenadora de imunização, Luana Mol Baião é importante que toda população, das crianças aos idosos, mantenham a caderneta de vacinação atualizada, com isso, evitando problemas de saúde.

Foto: Júlia Vitória (primeira criança a tomar a segunda dose da vacina), com a enfermeira Luana Baião.