Abr

Mais de 30 prefeitos e diversas autoridades participam da reunião técnica do Fórum Permanente de Prefeitos do Rio Doce

A cidade de Rio Doce sediou na quinta-feira (05/04), a 4ª reunião técnica do Fórum Permanente de Prefeitos do Rio Doce, que reuniu líderes executivos das cidades impactadas pelo rompimento da barragem de fundão, representantes do Governo de Minas, Assembleia Legislativa de Minas Gerais/ALMG, Fundação Renova, Comitê Interfederativo/CIF, BDMG e Ministério Público de Minas Gerais.

O grande ato do encontro foi a assinatura de convênio com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para repasse de R$ 500 milhões aos municípios, que serão destinados a projetos e obras de saneamento e destinação final de resíduos sólidos. Os recursos, provenientes da Fundação Renova (criada pela Vale e BHP Billiton, donas da Samarco), são parte do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) assinado entre a União, os estados de Minas Gerais e Espírito Santo e as controladoras da Samarco.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Rio Doce Silvério da Luz cumprimentou as autoridades e demais presentes e falou da importância da reunião. “Esse momento é de um simbolismo enorme para todos nós que, ao longo desses últimos anos, temos trabalhado na busca de soluções para resolver as questões decorrente do rompimento da barragem. Nesse momento, todos os municípios vão assinar os contratos que possibilitarão, efetivamente, trabalharmos para o saneamento de toda região. Hoje é um dia memorável. Eu falo isso porque a Bacia do Rio Doce começa aqui, na cidade que leva o nome dela, e por isso nossa satisfação e emoção”, disse.

Após a formalização do convênio com BDMG, a reunião seguiu com uma extensa pauta, tendo debates e apresentações de representantes da Fundação Renova, Comitê Interfederativo- CIF e outros convidados. Ao final, os líderes executivos cobraram mais investimentos nas cidades impactadas e levantaram propostas que serão encaminhadas aos órgãos competentes.

Além do prefeito anfitrião Silvério da Luz e de Duarte Júnior (prefeito de Mariana), estiveram presentes na 4ª reunião técnica do Fórum Permanentes, Germano Vieira (Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Marco Aurélio Crocco (Presidente do BDMG), Durval Ângelo (Deputado Estadual), Roberto Waack (Presidente da Fundação Renova), Wilson Brumer (Presidente do Conselho Consultivo da Fundação Renova) e Marcelo Belisário Campos (Presidente do CIF), Dr. Rômulo Ferraz (procurador-geral de Justiça do MP).

Foto: Prefeitos e autoridades na mesa dos trabalhos durante a reunião.