Saúde: Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite e Sarampo

A Prefeitura de Rio Doce, através da Secretaria Municipal de Saúde inicia, na próxima segunda-feira (6/8), a nova Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite e Sarampo. Todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar, independentemente da situação vacinal. A imunização ocorrerá na Unidade Básica de Saúde Marieta Lobo Pereira, de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h. O dia D de mobilização nacional será sábado, 18 de agosto.

A campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças dessa faixa etária no país, para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Já a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, se contraída, pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.