Palestra sobre o surdo na sociedade atual é realizada em Rio Doce

Servidores municipais e a comunidade riodocense tiveram oportunidade de participar de uma importante palestra sobre o Surdo na Sociedade Atual, promovida pela Prefeitura, através da Secretarias de Educação e Assistência Social, na manhã do último sábado (4/8), no Centro Cultural Odilon Caldeira.

A palestra ministrada pelo professor Wilson Fernando Pereira da Silva, que é formado em Pedagogia e pós-graduado em Ensino Superior de Libras, abordou questões referentes a inserção do surdo na comunidade. Com a presença de um intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Wilson que é surdo, apresentou a história das pessoas com surdez, a convivência em todos os ambientes, o ensino da Língua de Libras e a Escola Bilíngue.

O palestrante ressaltou que os surdos sempre existiram, mas eram invisíveis na sociedade. “Atualmente, depois de muita luta pelos nossos direitos, a Libras foi reconhecida como Língua Oficial e estamos inseridos nas associações, escolas, universidades e no mercado de trabalho”, detalhou.