Out

Profissionais de saúde participam de Seminário Regional de Hanseníase

Servidoras da Secretaria Municipal de Saúde participaram em 18/10, na sede da Superintendência Regional de Saúde, em Ponte Nova, do Seminário Regional Hanseníase, que reuniu profissionais de saúde de diversas cidades da região. Representaram o município de Rio Doce, as médicas: Dra. Bruna Cândido e Dra. Juliana Toitio, e as enfermeiras: Estefânia Araújo e Luana Mol Baião.

A extensa programação do Seminário contou com palestras que abordaram a situação epidemiológica da doença no Mundo, Brasil, Minas Gerais e na região da SRS, conceito e forma de transmissão, diagnóstico, classificação clínica e tratamento, prevenção e ações de controle.

A hanseníase é uma doença que afeta a pele, os nervos dos braços, das mãos, das pernas e outras regiões. Ela é transmitida pela tosse, espirro e o principal agente é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento. As manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amorronzadas, em qualquer parte do corpo, são alguns sinais da doença. O tratamento é feito gratuitamente pelo SUS e poder durar de 6 meses até 1 ano.

Foto: Luana, Estefânia, Juliana e Bruna no Seminário Regional.