Dez

Preservar o presente e garantir o futuro: ETA completa cinco anos de atividade no município

Inaugurada em novembro de 2013, a Estação de Tratamento de Água/ETA de Rio Doce comemora 5 (cinco) anos de pleno funcionamento e distribuição de água potável para moradores da área urbana e rural da cidade. O sistema é uma das mais importantes obras realizadas no município e complementa o conjunto de ações desenvolvidas pela gestão municipal, no sentido de assegurar eficiência no abastecimento e captação de água no município.

O Sistema Público de Abastecimento de Água/ Estação de Tratamento de Água foi idealizada através de uma parceria entre a Prefeitura de Rio Doce e o Consórcio Candonga, com acompanhamento técnico da Fundação Nacional de Saúde/Funasa. Com capacidade para tratar 13 litros de água por segundo, a ETA possui uma moderna tecnologia, que possibilita um tratamento mais preciso e, consequentemente, água de qualidade para todos.

O controle informatizado conta com parâmetros de flúor, cloro, PH, cor e turbidez, que são analisados e se ajustam conforme a quantidade de água bruta. Esta medida representa menos desperdício de produtos químicos e aumento dos benefícios da água para consumo. A nova ETA conta também com tanque de contato com produtos químicos que também contribui com a melhora na qualidade final da água.

Sob administração do Departamento Municipal de Saneamento e Limpeza Pública, o Complexo está instalado em área anexa ao gramado do Estádio Municipal Caetano Cenachi Neto (centro da cidade). Diariamente uma grande equipe de servidores municipais (operadores, técnicos e assistentes) trabalham na captação, tratamento e distribuição do recurso hídrico.