Dez

Cidade Resiliente: Rio Doce empossa membros do Comitê Gestor de Riscos/CGR

A solenidade de posse dos membros titulares e suplentes do Comitê Gestor de Riscos/CGR ocorreu na manhã de quarta-feira (5/12), no Espaço Múltiplo Uso, e contou com a presença de Silvério da Luz (Prefeito), Mauro Pereira Martins (Vice-prefeito), Cleber Teixeira (Gestor da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil/Compdec), conselheiros, membros do Núcleo de Proteção de Defesa Civil de Santana do Deserto, representantes da Fundação Renova, servidores, alunos da rede municipal e convidados. O CGR é composto por servidores de diversos órgãos da gestão municipal.

Após meses de organização e planejamento, o Comitê Gestor de Riscos de Rio Doce foi instituído através do Decreto Municipal 1571 de 20 de agosto de 2018. Sob gestão da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil/Compdec e assessoria da empresa H3M foram realizadas várias fases de trabalho com envolvimento de todas as áreas da administração municipal. A elaboração baseou-se em fases de preparação e planejamento, apresentação da metodologia, capacitação sobre a elaboração do decreto municipal e da matriz de responsabilidades, implantação de ações integradas.

De acordo com Cleber Teixeira (Coordenador do Compdec local), para 2019 estão previstas diversas atividades, entre elas: reuniões mensais alinhamentos, elaboração da minuta do regimento interno, capacitações sobre o Sistema de Proteção e Defesa Civil e Gestão de Riscos e atuação em qualquer situação de desastre natural na área do município.

Na solenidade, o prefeito Silvério da Luz comemorou a criação do CGR, parabenizou os envolvidos no processo e ressaltou que com este projeto Rio Doce torna-se uma Cidade Resiliente. “Com ações efetivas nas diversas áreas de Proteção e Defesa Civil, o município passa a identificar, adaptar-se e recuperar-se de exposições às ameaças, desastres e outros eventos, produzindo respostas de maneira rápida e eficiente, alinhados a qualidade de vida e desenvolvimento urbano, disse.

Cidade Resiliente:

A Campanha "Construindo Cidades Resilientes" foi lançada internacionalmente em 2010, a cargo do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres - UNISDR/ONU. O lançamento no Brasil é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, e pretende sensibilizar governos e cidadãos para os benefícios de se reduzir os riscos por meio da implementação de 10 passos para construir cidades resilientes.

Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos.

Fotos: Membros do CGR, autoridades, servidores, estudantes e representantes de entidades no encerramento da solenidade de posse.