Dez

Comunicado oficial: Chuvas em Rio Doce

Na madrugada desta segunda-feira (31/12), uma chuva torrencial atingiu a cidade de Rio Doce, provocando transbordamento do Córrego das Lages em alguns pontos do município, especialmente nas ruas do centro. Foram registrados alagamentos em espaços públicos, comércios e residências. Não houve vítimas.

Na área rural, ocorreu quedas de barreiras em alguns trechos de estradas. O trabalho de desobstrução está sendo realizado por uma equipe da Secretaria Municipal de Obras.

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil/COMPDEC, a chuva chegou a 115 mm durante o período de 3h às 5h da madrugada. Quantidade muito acima suportável e equivalente a 80% da média climatológica para todo o mês de dezembro.

Após os acontecimentos, toda a estrutura da Prefeitura foi mobilizada e os trabalhos de limpeza, monitoramento e liberação das vias foi iniciado imediatamente e de forma eficiente. A força tarefa contou com efetivo trabalho dos servidores públicos e voluntários.

A Prefeitura de Rio Doce ressalta que mantêm trabalho permanente de limpeza e desassoreamento do Córrego das Lages e comunica que lançará em breve, projeto ambiental de revitalização, cercamento, preservação de nascentes e recuperação de área degradadas para que grandes volumes de chuvas possam ser absolvidos pelo solo, evitando alagamentos e prejuízos à comunidade.