IGMA classifica Rio Doce como a 5ª cidade mais desenvolvida de Minas Gerais

Rio Doce é a quinta cidade mais desenvolvida de Minas Gerais e a primeira da Zona da Mata. É o que mostra o resultado do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), com dados obtidos e verificados após sete anos de estudos pelo Instituto Aquila e divulgados na sexta, 4 de janeiro. Com nota 75.66, a Doce Terra se destaca em vários setores da administração municipal.

Para chegar ao resultado, foram avaliados cinco patamares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. A soma deles forma o IGMA, que utiliza dados públicos federais e é atualizado automaticamente. “Sempre que a União atualiza algum dado, o nosso sistema também muda”, afirmou o sócio do Instituto Aquila, Rodrigo Neves, em entrevista ao Jornal Hoje em Dia.

Nos últimos anos, Rio Doce tem sido reconhecida pela eficiência, gestão plena e qualidade dos serviços públicos. Em 2015, o município recebeu o Prêmio Mineiro de Direitos Humanos por causa do índice zero de homicídios. No ano seguinte, Rio Doce foi destaque em transparência pública, qualidade de vida e bem-estar, sendo eleita pelo Ministério Público Federal o município mais transparente do País e ocupando o 36º lugar no Brasil e o 5º lugar em Minas Gerais, em um levantamento realizado pelo Observatório das Metrópoles e coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que verificou a qualidade de vida e bem-estar da população.

Foto: Classificação de Rio Doce apontada pela seta (em amarelo).

Com informações do Jornal Hoje em Dia.