Fev

Primeiros socorros e apoio psicossocial é tema de cursos em Rio Doce

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil/Compdec, o Projeto Escola Segura e o Programa de Preparação para Emergências Ambientais da Fundação Renova promoveram nos últimos dias, três edições dos cursos de Primeiros Socorros Básico e de Apoio Psicossocial para servidores municipais, profissionais da educação, conselheiros, membros de núcleos de apoio e representantes da sociedade civil.

A primeira capacitação foi realizada em 4 de fevereiro na comunidade de Santana do Deserto para integrantes do Núcleo de Proteção e Defesa Civil/ Nupdec. No dia 6 de fevereiro, o curso foi realizado na Escola Estadual Maria Amélia e reuniu servidores municipais e profissionais da Rede Estadual de Ensino. Finalizando a programação, no dia 12 de fevereiro, a capacitação ocorreu na Escola Municipal Coronel João José e contou com a participação dos servidores da Rede Municipal de Ensino. As atividades foram ministradas pelo consultor da Nova Zelândia, Paul Cull.

As capacitações tiveram como ênfase: aspectos básicos dos primeiros socorros e do apoio psicológico; ações psicológicas e preventivas nos agravamentos de acidentes ou de males súbitos e cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico e emocional põe em perigo a sua vida.

Primeiros Socorros são técnicas de emergência, que devem ser aplicadas a vítimas de mal súbito, acidentes, ou que estão em perigo de vida. O objetivo desses procedimentos é manter os sinais vitais e tentar evitar a piora do quadro no qual a pessoa se encontra. Esses procedimentos podem ser feitos por uma única pessoa ou pode ser uma ação coletiva, dentro é claro, de suas devidas limitações de ajuda ao próximo, até que o socorro profissional esteja no local para prestar o serviço adequado.

Foto: Participantes da capacitação ocorrida na Escola Estadual Maria Amélia.