Tragédia de Fundão: Edital Doce é apresentado e debatido com a comunidade

A Prefeitura de Rio Doce, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo promoveu, na quarta-feira, 10 de abril, no Centro Cultural Odilon Caldeira, reunião pública para apresentar e debater com a comunidade o andamento do Edital Doce, que selecionará e apoiará, com recursos financeiros próprios, projetos e organizações sociais nas temáticas de cultura, turismo, esporte e lazer das cidades impactadas com o rompimento da barragem de Fundão.

O Edital que está em processo de construção sob responsabilidade da empresa Nexo Investimento Social (contratada pela Fundação Renova), segue por acompanhamento, discussão, avaliação e futura aprovação dos membros da Câmara Técnica de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo do Comitê Inferderativo/CIF, órgão criado em resposta ao desastre provocado pelo rompimento da barragem de Fundão em 2015.

O encontro realizado de forma pioneira por um município impactado pelo desastre foi conduzido pela Secretária Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Adair Liberatto e teve como objetivo discutir os principais elementos constitutivos do Edital com lideranças e representantes riodocenses que atuam nos segmentos culturais, turísticos e esportivos da cidade.

Em recente reunião da Câmara Técnica, realizada no início do mês de abril, com a participação de representantes da Fundação Renova e da empresa responsável pela construção do Edital, foram discutidos pontos fundamentais para que o mesmo contemple maior números de projetos e que tenha participação efetiva da comunidade em todas as fases.