Inaugurado oficialmente o Projeto Horta da Família

Na última quarta-feira, 05 de junho, o Centro Cultural Odilon Caldeira (Antiga Estação Ferroviária) foi sede de um importante evento para a cidade de Rio Doce. A Prefeitura Municipal, em parceria com a empresa Allonda Ambiental e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais/EMATER inauguraram oficialmente o “Projeto Horta da Família”, desenvolvido para garantir segurança alimentar e nova oportunidade de renda a 12 famílias em situação de vulnerabilidade social do município.

Estiveram presentes representantes de todos envolvidos no projeto, que puderam falar sobre suas impressões a respeito do primeiro ano de atividades. Após a cerimônia, autoridades, famílias beneficiadas e demais participantes estiveram no espaço da Horta, localizado em área externa ao Espaço Múltiplo Uso, para visita e foto oficial na placa alusiva ao Projeto.

Beatriz Mendes, responsável pela área de sustentabilidade da Allonda, ressaltou o orgulho da empresa em participar da Horta da Família. “Mais do que trazer uma fonte de renda ou uma alternativa de trabalho, estamos nutrindo sonhos. Alguns produtores sonhavam com essa chance de poder plantar e vender e estamos felizes de poder participar da realização desse sonho”, disse.

Luiz Carlos Lobo, conhecido por Juninho, engenheiro agrônomo do Emater e um dos profissionais que acompanha as famílias no plantio, festejou o sucesso de produção e vendas da Horta da Família: “Falaram que a gente era tudo louco de querer montar uma horta naquele terreno, que não ia sair nada. Pois se com essa loucura a gente conseguiu tudo isso, imagina se tivéssemos sanidade”.

O prefeito de Rio Doce, Silvério da Luz também participou da cerimônia e destacou a importância de contar com a participação das empresas privadas em projetos de cunho social como a Horta da Família. “Essa parceria entre o poder público e o privado ajuda o nosso município como um todo, além de trazer oportunidades que nem sempre o poder público consegue criar. Espero que possamos trazer mais iniciativas como essa para Rio Doce”, completou.

Em um ano desde o início das atividades, as famílias participantes do Projeto Horta da Família já conseguiram ampliar o espaço destinado ao plantio, além de produzir e colher milhares de hortaliças e toneladas de outras culturas, como mandioca e banana. O sucesso de vendas é nítido já que o uso das redes sociais tem sido o suficiente para colocar todos os produtos na casa dos clientes e já há produtor abastecendo outros municípios da região.

*Com informações de Guilherme Lopes/ Imprensa Allonda.