CIF aprova a construção do Parque Urbano de Rio Doce

O Comitê Interfederativo (CIF), órgão criado para fiscalizar e validar as ações de reparação dos danos decorrentes do rompimento da barragem de Fundão, aprovou em sua reunião, realizada nesta terça-feira, 27 de agosto, em Belo Horizonte, a construção do Parque Urbano de Rio Doce, equipamento de lazer, esportes e turismo. O projeto será executado como medida reparatória pela perda do Lago de Candonga, localizado entre os municípios de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado.

A reunião de aprovação teve a presença do prefeito de Rio Doce e membro titular do CIF, Silvério da Luz, acompanhado pela Secretária Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Adair Liberatto, e os representantes da Comissão de Atingidos de Rio Doce, Airton Mol e Ronaldo Adriano (Roni) e da Assessoria Técnica dos Atingidos/Centro Alternativo de Formação Rosa Fortini, Carolla Lopes e Juliana Veloso.

“Este projeto é um sonho dos riodocenses, em especial do seu idealizador Eduardo Carlos Real Pereira (Dadau). Em breve, Rio Doce terá moderno espaço de convivência, lazer e diversão, que vai impulsionar a economia e o turismo local, gerando oportunidades e renda. Cumprimento a todos que fizeram parte deste processo, em especial a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, comissão de atingidos e a assessoria técnica do Centro Rosa Fortini”, afirmou o prefeito Silvério da Luz.

O Parque Urbano de Rio Doce oferecerá atividades de lazer para todas as faixas etárias e será construído em uma área de aproximadamente 45.000 m2, no trecho das Ruas Raimundo Rodrigues e Coronel Luíz Torres, anexa ao Complexo Esportivo. Com foco na preservação do meio ambiente e dos bens naturais, o espaço disponibilizará trilhas pela mata ciliar, escadas de acesso, ponte em madeira, pista de corrida, lago e cachoeira artificiais, quiosques, pista de skate, parque infantil, pergolato, concha acústica, banheiros, corredor ecológico, galpão de estudos e pesquisas e estacionamento.

Conforme a deliberação do CIF, a Fundação Renova, entidade que executa os programas e ações de reparação da Tragédia de Fundão, tem o prazo de 90 dias para apresentar o cronograma de execução do projeto e informar as parcerias efetivadas para o mesmo.

Foto: Parque Urbano será construído em área anexa ao Complexo Esportivo.

1 Comentário

• Link do comentário Vanildo Rita Matoso Quinta, 12 Setembro 2019 11:55 postado por Vanildo Rita Matoso

Eu estou desepregado queria uma oportunidade sou pedreiro vigia