Obras da nova ponte na entrada de Rio Doce seguem em fase avançada de execução

Seguem as obras da ponte sobre o Córrego das Lages, que liga às Ruas Dr. Pedro Palermo e Antônio Conceição Saraiva, principal acesso ao município de Rio Doce. O Projeto executado pela Fundação Renova como medida compensatória ao município por causa do rompimento da Barragem de Fundão, será concluído no final do mês de dezembro de 2019, ressaltando a eficiência, agilidade e segurança.

A nova ponte que começou a ser construída em 07 de outubro 2019, conta com estrutura mista (concreto, stell deck e vigas metálicas) e possui 12,9 m de largura e 13,04 m de comprimento. O modelo gera racionalização e aceleração da obra e elimina parcialmente a utilização de escoras durante a concretagem, possibilitando a realização simultânea de etapas da construção.

No plano de execução já foram realizados a remoção do material utilizado na construção de um acesso provisório, aterro para minimizar o processo de vibração, cravação de estacas prancha com martelo vibratório e fixação das vigas metálicas (perfil) para o recebimento do tabuleiro. Nos próximos dias estão previstos a implantação do tabuleiro constituído de estrutura mista (concreto e stell deck), capeamento asfáltico, construção de calçada e guarda corpo e pôr fim a instalação de iluminação.

De acordo com o Engenheiro Municipal, Wadson Corcini, responsável pela fiscalização do serviço, às obras estão adiantadas e seguem um padrão técnico que garantem a qualidade da estrutura. “A execução está sendo feita com agilidade para minimizar os transtornos causados pela interdição da via, resolvendo definitivamente o acesso ao município. Além de ser uma estrutura moderna baseada em vigas metálicas, a nova ponte vai proporcionar maior seção do Córrego das Lages, minimizando os riscos de enchentes e transbordamentos”, disse.

Por se tratar de uma intervenção importante que impacta diretamente na vida cotidiana dos riodocenses e visitantes, a Administração Municipal de Rio Doce mantém uma fiscalização diária no canteiro de obras, com intuito avaliar a qualidade do serviço e cumprimento dos prazos de execução. O monitoramento é realizado por uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras.

Ressalta-se que esta obra é realizada com recurso privado, por meio do Programa de Reparação pelos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão, sem nenhum custo para o erário municipal, seguindo o cronograma apresentado no projeto técnico aprovado de forma conjunta pela Gestão Municipal e a Fundação Renova.