Dia da Consciência Negra é celebrado em Rio Doce

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, ocorreu na quinta-feira, 21 de novembro, na Fazenda Floresta, comunidade de Santana do Deserto, programação especial organizada pelos colaboradores da Fundação Renova que atuam na recuperação do Lago de Candonga. O prefeito Silvério da Luz, servidores, conselheiros municipais e populares participaram do evento.

Com objetivo de promover a reflexão sobre a posição do negro na sociedade brasileira nos dias de hoje, a programação contou apresentações culturais do Congado de Santana do Deserto, Associação Música e Arte/AMA de Santa Cruz do Escalvado e do Grupo Irmandade Bando de Ponte Nova.

“Quero cumprimentar a todos e ressaltar que esta é uma iniciativa muito importante devido ao nosso desconhecimento da cultura afro-brasileira, por isso, precisamos fortalecer as ações e levar o conhecimento para as pessoas sobre o papel fundamental do negro na sociedade brasileira, ” disse o prefeito Silvério em seu pronunciamento.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. A data foi criada em 2003, sendo incluída no calendário escolar de todo o Brasil, mas apenas em 2011, através da lei n°12.519, foi oficializada em todo país, sem obrigatoriedade de feriado.