sic@riodoce.mg.gov.br
(31) 3883-5235 / 3883-5242 / 3883-5438 
6d109d7c3c88dcf7fe2def8570181466.jpg
Prefeitura Municipal de Rio Doce - Itens filtrados por data: Novembro 2017

Dezenas de pessoas lotaram a quadra do Complexo Esportivo, na noite de sexta-feira (8/12), para acompanhar o 1º Festival de Danças, do Projeto “Dança Rio Doce”. Com o tema “As primeiras cenas”, o Festival reuniu alunos da rede municipal e seus familiares, professores, servidores e autoridades municipais.

Na abertura, a Secretária Municipal de Educação, Marina Soares agradeceu a presença de todos e ressaltou que a Dança aborda inúmeras possibilidades, e uma delas é a manifestação expressiva do corpo através do ponto de vista cultural. Marina ainda agradeceu a participação dos alunos e seus familiares, desejando um bom Festival aos presentes.

Antes do início das apresentações, os participantes do Projeto receberam kit de uniforme completo, com Collant, saia, sapatilha, meia, rede, camisa e short. Em seguida, sob direção artística dos professores Reginaldo Lopes e Paulo Bellico, os alunos promoveram seis apresentações em grupos relacionadas ao tema do Festival. Paralelamente, integrantes do Estúdio de Artes Núcleo de Danças apresentaram danças clássicas e infantis.

O Projeto Dança Rio Doce é uma iniciativa pioneira no município com objetivo de proporcionar aos alunos o contato direto com a dança, através do ensino aprendizagem, propiciando atividades geradoras de ações e compreensão, favorecendo a apreciação e conhecimento da dança de modo a integrar o individual e o coletivo, a arte e a educação.  As atividades do Projeto retornam em 2018.

Publicado em Notícias
Segunda, 11 Dezembro 2017 15:56

Prefeitura divulga tema do Carnaval 2018

A Prefeitura de Rio Doce, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, anunciou nesta segunda-feira (11/12), que o Carnaval 2018 terá como tema "Meu bloco na rua". A ideia é fazer alusão à folia realizada em vias públicas com a participação dos tradicionais blocos carnavalescos.

Conforme anunciado recentemente pela Prefeitura, o Carnaval 2018 terá grandes transformações, com realização dos festejos em pontos estratégicos da cidade, presenças de blocos locais e convidados e grande estrutura para receber shows como os Grupos Revelação, Kit Ilusão, MC Neblina, entre outros artistas. Haverá ainda marchinhas e desfiles pelas ruas da cidade. Já nos próximos dias a Associação Amigos de Rio Doce divulgará o Edital de Chamamento Público de auxílio financeiro aos blocos carnavalescos que atenderem as exigências do edital.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, o novo formato do carnaval tem como objetivo oferecer ao folião de todas as idades uma rica e diversificada programação, valorizando o tradicional carnaval de rua.

Publicado em Notícias

Com o tema “Música para quê? Reflexões acerca do papel do instrumento musical no processo de ensino aprendizagem da música”, a Prefeitura de Rio Doce, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, com apoio da Corporação Musical Santo Antônio, promoveu em 30/11, no Centro Cultural Odilon Caldeira, o 2º Seminário Intermunicipal de Práticas Pedagógicas Musicais, com a participação de alunos, músicos, professores e especialistas. A programação do Seminário contou com várias atividades: palestras, apresentações e debates.

Na abertura, a Secretária Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Adair Liberatto, ressaltou a importância da realização deste evento para capacitação e aperfeiçoamento dos músicos rio-docenses.

Após a abertura, foram realizadas duas palestras. A primeira com o professor e músico, Marquinho Aniceto, que falou sobre os novos caminhos da educação musical, autoaprendizagem e instrumento musical.  E, em seguida, com Paula Gallo, professora da Associação Cultural “Coral os Canarinhos de Itabirito”, que relatou o trabalho realizado na entidade, destacando a voz como instrumento musicalizador.

A programação foi finalizada com um debate mediado pelo professor Fabrício Malaquias (rede municipal de ensino), com participação de Kelvynn Santana (Maestro da Corporação Musical Santo Antônio), Weslei Cunha (Projeto Trocando Notas) e o músico Joel Carlos Rogério (Joe).

Após o encerramento do Seminário, na Praça Helder de Aquino, ocorreu o Concerto Especial de Natal, com apresentação da Corporação Musical Santo Antônio e dos alunos do Projeto Trocando Notas. Na oportunidade, também foi inaugurada a iluminação natalina na cidade.

Foto: Participantes do Seminário Intermunicipal de Práticas Musicais.

Publicado em Notícias
Quinta, 07 Dezembro 2017 13:34

Edital 01/2018 – Programa Bolsa de Estudo

A Prefeitura de Rio Doce, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e Conselho Municipal de Educação/CMED, vem tornar público que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Renovação e Manutenção do Programa “Bolsa de Estudo”, para cursos de nível superior e técnico, conforme Lei Municipal 875, de 25 de fevereiro/2017.

Clique aqui e confira o Edital Completo

Publicado em Notícias
Página 1 de 4

Em destaque