Prefeitura Municipal de Rio Doce - Itens filtrados por data: Julho 2018

Acontece amanhã (1º/9), a 1ª edição da Ação Cívico Social de Rio Doce, promovido pelo Conselho de Segurança Pública e Integração Social/Consepis, com apoio da Prefeitura e da Polícia Militar. A extensa programação ocorrerá na rua Coronel Luiz Torres (em frente ao Estádio Municipal), de 8h às 12h.

Vários stands com serviços gratuitos, como: orientações jurídicas e de autoescola, informações sobre saúde, aferição de pressão arterial, feira de beleza, gastronomia, além de stands do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Rede Municipal e Estadual de Ensino, Grupo da Terceira Idade e Movimento Slow City serão instalados no local. Também ocorrerão atividades recreativas/esportivas e apresentação da Corporação Musical Santo Antônio.

A 1ª Ação Cívico Social de Rio Doce tem como objetivo promover o espirito cívico e comunitário dos cidadãos, com atividades de assistência as comunidades, aproximando as pessoas dos órgãos públicos e entidades.

Publicado em Notícias

A Prefeitura de Rio Doce, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo realizará nos dias 14, 15 e 16/9, a Feira Gastronômica Cultura Rio Doce, com o tema “Reconstruindo Sabores e suas Histórias”. A primeira atividade da Feira será uma exposição de livros, cadernos e anotações antigas com receitas de pratos. Com objetivo de envolver toda comunidade no evento, a Secretaria de Cultura solicita aos moradores que apresentem em sua sede (Antiga Estação Ferroviária) seus cadernos, livros e outras materiais que contenham estas receitas. Vamos resgatar a história de Rio Doce. Mais informações: 31-38835151.

Publicado em Notícias

A Prefeitura de Rio Doce, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo promove, neste sábado (1º/9), às 10h, durante o evento “Ação Cívico Social”, o lançamento oficial da Gincana “Rio Doce mais bela: um por todos e todos por Rio Doce”. O projeto ocorrerá de forma itinerante em todas micro áreas definidas pela organização.

Representantes da comissão organizadora estarão tirando dúvidas e apresentando o planejamento da Gincana aos presentes. Informações sobre o regulamento, inscrições, atividades, premiação, divisão de áreas e outras, poderão ser obtidas durante o evento social.

A Gincana será realizada nos meses de setembro a outubro de 2018. As inscrições das equipes poderão ser feitas no período de 3 a 10/9, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Mais informações pelo telefone: 31-38835151.

Clique aqui e confira o regulamento

Publicado em Notícias

Servidores municipais, conselheiros e representantes da comunidade participaram, na terça-feira (21/8), no Centro Cultural Odilon Caldeira, da Oficina de Mapa de Percepção, primeira atividade do Programa de Preservação da Memória Cultural e Artística, destinado aos municípios atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão. O programa engloba um plano de ações que visa à elaboração de proposições para a salvaguarda e garantia da continuidade de manifestações culturais nestas cidades.

A oficina coordenada por Caroline Césari de Oliveira objetivou identificar as referências culturais de cada agrupamento abordado, e fomentar a reflexão acerca daquelas que permanecem e daquelas que deixaram de existir no contexto pós-rompimento. Os mapas de percepção possibilitam acessar, na memória e imaginação dos envolvidos, as expressões mais significativas relacionadas às práticas e ao pertencimento com o espaço à volta.

Para elaboração do mapa, os participantes formaram-se três grupos e registraram, em uma cartolina, aquilo que consideravam relevante sobre a dinâmica cultural do município de Rio Doce. Finalmente, cada grupo apresentou aos demais o material produzido e um breve diálogo foi realizado entre os presentes.

Os dados que foram gerados com a produção dos mapas possibilitam a ampliação e confrontação das referências indicadas com aquelas levantadas ao longo das oficinas que serão realizadas durante o cronograma de atividades do programa.